Macarronis/ Mentawai/ Indonésia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A melhor idade é o melhor negócio


O crescimento do índice da expectativa de vida no Brasil ainda não aguçou o faro das grandes marcas. Pelo menos a experiência que se tem no mercado nacional em termos de serviços e estrutura, é uma considerável falta de atenção a pessoas que demandam produtos, serviços e atendimentos especiais, principalmente as da melhor idade.

Os liberais afirmam que o mercado se ajusta, mas algumas demandas humanas precisam de cabeças a frente para antecipar benefícios que garantam direitos de civilidade a estas pessoas especiais - vide a cultura japonesa.

Este papel, infelizmente cabe ao Estado, instituição falida, precária e arcaica, mas o ideal é que ele o faça. E o faz em alguns aspectos sob a pressão da sociedade. Se não houvesse legislação que delimitasse estacionamento, filas, assentos e espaços adequados a estas pessoas (idosos, gravidas, deficientes) muitos sofreriam até que se tornassem de fato relevantes ao mercado e ele se ajustasse para atendê-los - muito tempo demandaria não acham?

Se sofremos com serviços de telefonia celular, bancos e de tvs por assinatura, imaginem a geração do tempo da máquina de escrever?

Recebi uma news da minha amiga Vera Müller que está em Nova York realizando um trabalho de pesquisa e observação de comportamento de consumo e suas tendências. Dá uma olhada no levantamento que ela fez sobre a melhor idade e confere também o blog dela que tá muito legal.

Um jeito de valorizar “pessoas experientes”.

19.07.2009 - por Vera Muller

Em New York a campanha da loja Louis Vuitton explora a "terceira idade"com muito estilo, conforme pode-se verificar na foto abaixo. No Brasil o potencial de consumo da população de terceira idade atinge R$ 7,5 bilhões por ano, exatamente o dobro da média nacional, de acordo com pesquisa da consultoria Indicator GFK

Em New York a campanha da loja Louis Vuitton explora as “pessoas com experiência”, com muito estilo, conforme pode-se verificar na foto abaixo: “Os três astronautas observam a lua na campanha da LV”.

Depois de fazer campanhas com Sean Connery, Sophia e Francis Ford Coppola, a Louis Vuitton agora faz homenagens aos astronautas. Uma nova campanha da grife acaba de ser lançada, clicada pela badalada fotógrafa Annie Leibovitz, com três profissionais do espaço. A publicidade, que busca resgatar os valores da marca de luxo, se chama “LV Core Values”.
Estão na campanha Sally Ride, primeira norte-americana no espaço, Buzz Aldrin, da Apollo 11; e Jim Lovell, comandante da Apollo 13. A LV também colocou no ar um hot site para mostrar o making of da foto, além de disponibilizar entrevistas com os astronautas.

Legal este jeito de explorar pessoas com experiência e que fizeram algo diferente, ao invés de retratar apenas modelos jovens.

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