Macarronis/ Mentawai/ Indonésia

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Assessoria de Imprensa na Pauta


Uma coisa que sempre tive verdadeiro nojo (vou usar esta expressão mesmo já que o texto é contra a hipocrisia) é jornalista da redação que fala mal do trabalho de assessoria de imprensa.

Já ouvi comentários muito maldosos sobre a profissão, o que caracteriza a hipocrisia. Um editor, pasmem, de uma renomada revista de circulação nacional, assume que pode até estar finalizando uma matéria, mas se um assessor liga ou envia um e-mail sugerindo a mesma pauta, ele a faz cair e não publica só por quê um assessor a sugeriu também. Preconceito declarado e assumido. Acreditem que é verdade, uma amiga e colega jornalista que trabalha nesta revista me relatou este absurdo. Não vou citar o veículo em respeito a fonte.

Um outro colunista de um jornal gaúcho em um programa e tv declarou: “- odeio quando assessor me liga perguntando se recebi o e-mail.” Porra!! O cara se acha tão superior que irrita-se quando um colega de profissão liga para saber se ele recebeu um e-mail, que pode ser uma informação importante para seu leitor, sua coluna. Lamentável existir profissionais que se comportam desta maneira.

Esta é uma das razões para se formar um jornalista. A compreensão da função com estudo científico profundo faz-se necessário para exercer o trabalho de campo, investigativo e de qualidade, seja de qualquer lado. Porque a isenção de um humano é quase que impossível. Quando opta pelo lado do leitor ou da sociedade está optando por um lado.

Hoje a tecnologia ajuda as assessorias informando se o cara da redação deletou, leu o e-mail ou acessou o link do release. Há pouco tempo atrás, quando o jornalista não lia o e-mail, somente ligando mesmo para saber. Da mesma forma o assessor tem que ligar para trocar uma idéia, interagir. Às vezes ele acredita ser uma boa pauta, tem informações sobre o tema, domina o conteúdo e por esta razão entende muitas vezes ser relevante aos leitores de determinado veículo.

Muitos bons jornalistas percebem esta sacada e aproveitam a informação e o network com assessores, mas ainda existem os que desprezam, ou até mesmo estão sobrecarregados e pressionados, não sejamos injustos. Da mesma forma não justifica o desrespeito e mal tratamento a estes colegas profissionais.

O fato é que a assessoria de imprensa tem um papel importante para o fluxo de informações entre organizações, veículos leitores e a sociedade, e isto deve ser considerado e muito respeitado.

Boa sorte para nós
- a imagem e o texto deste link vi lá no blog Diário de Carina.

0 comentários:

Postar um comentário

Web Analytics
Powered By Blogger

  ©Template by Dicas Blogger.